domingo, 24 de julho de 2011

Tutorial Daemon's Tools Lite - como emular a imagem de disco

Bom dia! Hoje estou vindo com um tutorial de como utilizar o Daemon's Tools para emular uma imagem de CD ou DVD. Mas, o que seria "emular uma imagem de disco"?
 Emular a imagem de disco seria fazer de conta que você gravou a sua imagem ISO, CUE, etc num CD ou DVD, e que ela está na sua unidade física de DVD ou CD. Na verdade, ele cria uma unidade falsa, a sua unidade física não será usada! Com essa unidade falsa você adiciona a imagem de disco que você quer que rode e o programa faz todo o serviço, fazendo com que você possa, por exemplo, assistir uma imagem de um filme em DVD sem gravar ele no DVD, assistir direto no computador!
Bom, primeiro vamos a um dicionário básico dos termos que vou usar aqui:

Imagem de disco:
Por exemplo, você compra um DVD de um filme. Aí teu vizinho pede pra você copiar esse filme que você comprou pro computador, pra ele ter também. O que o teu vizinho quer é a imagem de disco do filme, um arquivo que normalmente termina com .ISO, que é uma extensão (ou um nome) pro tipo de arquivo, que é uma imagem. Assim você extrairia a ISO do DVD que você comprou no computador do seu vizinho e ele teria a mesma imagem que você comprou. Isso funciona pra DVDs, CDs, Blu-Rays e discos de jogos, cada um podendo ter sua maneira especial de como extrair sua imagem, ou sua ISO.

Unidade de disco:
Essa é bem simples! Unidade de disco que eu cito aqui, nesse caso, seria a de DVD, que você acessa quando clica em meu computador. Lá vai estar a unidade de disco do seu HD (normalmente a C:/) e a do seu tocador/gravador de discos, normalmente a D:/. O Daemon's Tools vai criando novas unidades (E:/, depois F:/, depois G:/ e por diante) quando você pede pra criar uma nova, de acordo com o que você pede pra ele fazer.

Agora, vamos aprender como emular uma imagem no Daemon's Tools, é bem simples!

Primeiro, depois da instalação, seu Daemon's Tools estará acessível tanto na barra de iniciação rápida de programas (perto de onde está o relógio do windows e a data) e pelo menu Iniciar>Programas. Eu vou usar a barra de iniciação rápida...porque é mais rápido.

 Clique nela e ache o ícone do Daemon's Tool, é uma bolinha com um raio desenhado no meio. Clique nela com o botão direito do mouse, vá em "Dispositivos Virtuais" e depois "Adicionar Unidade Virtual SCSI". Quando você escolher essa opção o Daemon's Tools vai criar uma unidade de disco falsa.


Depois disso, precisamos adicionar uma imagem de disco (seuarquivo.ISO) para ser "anexada" á essa unidade. Toda vez que você for acessar essa unidade criada, ela vai rodar a ISO que você escolher pra ela no Daemon's Tools. Então, vá para o menu do Daemon's Tools, escolha "Dispositivos Virtuais", depois "Dispositivo 0: [F:] Sem Mídia" e depois em "Montar Imagem". Uma janela vai aparecer pedindo que você ache o arquivo de imagem de disco que você quer fazer funcionar no seu computador.


Depois de escolher ele, indo pelo mesmo caminho no menu do Daemon's, vai notar que já vai ter uma imagem anexada no dispositivo virtual que você criou:


Pronto! A sua imagem já está emulada! Agora é só ir em "Meu computador", que você vai ver a lista de unidades. Lá vai estar aquela que você criou, junto com a imagem de disco que você escolheu. No meu caso eu escolhi uma ISO de um DVD de vídeo, então eu só cliquei com o botão direito do mouse nela, depois em "Reproduzir" e pronto, pude assistir minha ISO sem gravar ela num DVD. Simples não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário